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Marketing Político, análise das campanhas de candidatos em Bocaina

Foto do escritor: Bocaina InformaBocaina Informa

Atualizado: 11 de out. de 2024

Candidatos apostaram em redes sociais para atrair a atenção de eleitores, campanhas foram marcadas por disseminação de informações distorcidas sobre candidatos e ataques feitos através das redes sociais.


Atrair a atenção dos eleitores através de fotos e vídeos foram estratégias utilizadas e exploradas por candidatos em Bocaina para movimentar as redes sociais durante o período de campanha eleitoral. Criar engajamento através das redes sociais é uma tarefa que exige o trabalho de profissionais conhecidos no meio político como marqueteiros.


No entanto não basta simplesmente gravar um vídeo e preciso levar em consideração como o eleitor irá recebê-lo.


O radialista Antônio Carlos diz que é sempre um desafio a produção de conteúdo pois é preciso levar entre outros aspectos o aporte financeiro das campanhas.

O trabalho passa ser mais desafiador na medida em que nas pequenas cidades o eleitor é mais "desconfiado" é diferente de grandes centros onde o eleitor abraça. No entanto é importante evitar imagens que mostrem o candidato em situações de "apuro". Mas é importante manter o celular sempre ligado, pois nunca se sabe quando virá este abraço"

A orientação deste profissionais pode ser imprescindível para o êxito ou não de uma campanha eleitoral.


A proposta de trabalhar a identidade visual dos candidatos através de propagandas no rádio, TV e internet, como a produção e a escolha de imagens e a maneira como essas imagens chegam até o eleitor leva em consideração a subjetividade dos eleitores, como por exemplo, sentimentos e percepção de mundo como também elementos de semiótica, como por exemplo, a cor da camisa do candidato.


O trabalho desse profissional passa por mostrar o dia dia do candidato como a participação em encontros de agenda de campanha ou não.


O profissional de marketing político, na maioria das vezes acompanha o candidato durante o período de campanha e é responsável pela produção e a qualidade do conteúdo que chega até o eleitor.


Duas campanhas, João Vechio PSD e Zete-Republicanos foram alvo de ataques e divulgação de informações distorcidas através das redes sociais preocupando os responsáveis pelos projetos de marketing.


A renúncia da candidatura de Kiko MDB também fez com que a campanha fosse poupada de ataques direcionando indiretamente os ataques ao maior adversário de seu até então vice, Zete RP.


Os ataques constantes fizeram por diversas vezes com que as campanhas se pronunciassem sobre o tema, repudiando os ataques. A ação era se eximir de qualquer tipo de responsabilidade sobre postagens e publicações que atacassem oponentes.




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